Pular para o conteúdo principal

Rede Hologramas realiza seminário sobre a comunicação na temática socioambiental

Na quinta-feira, 22/06,a Rede Hologramas realizou a primeira sessão do Seminário “Processos Comunicativos em Questões Socioambientais”. O Seminário, realizado de maneira virtual, se iniciou a partir de uma apresentação do Prof. Márcio Simeone Henriques, que explicou aos participantes quais foram as temáticas e questionamentos levantados por pelos grupos de pesquisa Mobiliza e IPÊ/UFMG ao longo dos seus anos de desenvolvimento. Este seminário é realizado no contexto da pesquisa "Vulnerabilidades comunicacionais dos públicos em situações de conflito e controvérsia na área ambiental" (FAPEMIG), coordenada pelos professores Márcio Simeone Henriques e Daniel Reis Silva, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Esta pesquisa  será apresentada também na segunda sessão do Seminário, a se realizar no dia 29/06.

    Em seguida, abriu-se o primeiro painel do Seminário, sob moderação do Prof. Rudimar Baldissera, coordenador do grupo GCOOP (UFRGS), também da Rede Hologramas. O Prof. Rudimar delimitou também quais são as temáticas abordadas por seu grupo de pesquisa e, em seguida, passou a palavra para alguns de seus orientandos, para que eles pudessem expor ao público quais os seus objetos e linhas de pesquisa.
    A primeira a apresentar sua pesquisa foi Cristine Kaufmann, Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Feevale. Cristine discutiu sobre sua pesquisa “Comunicação Organizacional e Sustentabilidade: cartografia dos sentidos de sustentabilidade instituídos pelo discurso organizacional”, expondo as conclusões por ela desenvolvidas durante a produção de sua tese, em 2015 e 2016, e também as impressões dela sobre o cenário abordado na atualidade, com base em sua experiência profissional. Em seguida, se abriu uma produtiva discussão entre Cristine, o Prof. Rudimar e os participantes. Por fim, o doutorando Douglas Elias Carvalho apresentou um panorama da tese que ele está desenvolvendo, no âmbito também das pesquisas orientadas pelo GCCOP e pelo Prof. Rudimar, na UFRGS. Uma nova rodada de discussões se abriu e também foi muito oportuna para o desenrolar do Seminário.
    A participação na próxima sessão do Seminário, nesta quinta-feira (29), ainda garante aos inscritos a emissão de um certificado de participação de 4 horas. Aos participantes de ambas as sessões, será enviado um certificado de participação de 8 horas.