Pular para o conteúdo principal

I Jornada da Rede Hologramas realizada na UFMG

Fernanda Ribeiro

 


No dia 4 de setembro de 2023 foi realizada a I JORNADA DA REDE HOLOGRAMAS, com o encontro presencial entre os grupos de pesquisa da Rede. O encontro se deu no Auditório Carangola da FAFICH - a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento aconteceu à tarde, entre as 14 e as 19h, e contou com uma programação diversa, envolvendo dinâmicas e conversas entre os docentes da Rede, docentes convidados, doutorandos, mestrandos e graduandos presentes. 

 

Abriram as conversas o Prof. Daniel Reis Silva (IPÊ), a Profa. Ivone de Lourdes Oliveira (DIALORG) e a Profa. Isaura Mourão Generoso (PÓLEN). Eles apresentaram um breve panorama das linhas de pesquisa de seus grupos e também da Rede Hologramas, além de destacar as boas-vindas ao grupo PÓLEN, da Universidade Federal de Viçosa, que se integrou à Rede recentemente. 

Em seguida, o Prof. Rudimar Baldissera (GCCOP) e o Prof. Márcio Simeone Henriques (IPÊ) dissertaram brevemente sobre questões centrais as linhas de pesquisa de ambos os grupos, e, sob a perspectiva de discutir as temáticas comuns, propuseram uma dinâmica. Nessa, todos os pesquisadores se dividiram em pequenos grupos e foram desafiados a responder uma das seis questões propostas pelos professores, gerando um intercâmbio positivo entre seus pontos de vista. 

Após um intervalo, as atividades se seguiram, em uma outra dinâmica: dessa vez, os presentes foram incentivados a montar representações de seus objetos de pesquisa atuais e suas motivações e interesses acerca desses estudos. O resultado foi um painel, que serviu de mote para conversas e trocas entre os presentes. 



Por fim, houve uma apresentação do próximo projeto de pesquisa a ser desenvolvido em conjunto pela Rede Hologramas, e a divulgação das próximas atividades. A professora Isaura Mourão - representante do PÓLEN no encontro - ressaltou que espera ansiosamente pela presença dos pesquisadores na II Jornada da Rede Hologramas, já neste ano. Ela ocorrerá em Viçosa, em concomitante à realização do SICO (Seminário Internacional de Comunicação Organizacional), na UFV, no final de novembro.